Inaugurado novo Sistema de Monitoramento da Seap

05/09/2019 21:13:48

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária inaugurou nessa quinta-feira (5) o novo Centro de Controle e Monitoramento, no prédio da Superintendência de Segurança no Complexo de Gericinó, Zona Oeste da cidade do Rio. Mais moderno de todo o Brasil, a nova Central reúne imagens de mais de 1800 câmeras de última geração instaladas nos presídios de todo o Estado. O sistema conta com identificadores de placas veiculares e gerenciador de imagens com inteligência artificial para o acompanhamento e checagem, em tempo real, de cada pessoa que ingressa no Complexo Penitenciário e nas unidades prisionais.

As mesmas imagens serão transmitidas em tempo real para uma sala na sede da Seap, no Centro do Rio. Os 51 presídios serão monitorados ao vivo. Importado dos Estados Unidos, o sistema foi adquirido através de repasse de recursos recebidos do Gabinete de Intervenção Federal na Segurança do Rio e custou cerca de 28 milhões de reais. O secretário de Estado de Administração Penitenciária, Alexandre Azevedo de Jesus, disse que o sistema ajudará na agilização das ações em caso de crise, uma vez que opera em tempo real.

O governador Wilson Witzel, o chefe do Gabinete de Intervenção Federal no Rio de Janeiro, general de brigada Antônio Carlos de Souza, o secretário de Administração Penitenciária Alexandre Azevedo de Jesus, o subsecretário de Tratamento Penitenciário Gilson Nogueira, o deputado estadual Danniel Librelon, o Coronel PM Murilo Sérgio de Miranda Angelotti, o vereador do município de São João de Meriri e inspetor penitenciário Aldinho Hungria, e o presidente do SindSistema Penal RJ Gutembergue de Oliveira participaram do evento