Image

Governador Witzel anuncia valorização para o Sistema Penitenciário

13/05/2019 23:21:50  

 

Fotos: Isap Elisete Henriques/Diretora de Comunicação SindSistema Penal RJ

 

O início de um novo momento de valorização do Sistema Penitenciário foi anunciado pelo governador Wilson Witzel durante a solenidade ocorrida na manhã dessa segunda-feira (13), no Centro de Instrução Especializada (Ciesp), no Complexo Penitenciário de Gericinó, Zona Oeste do Rio, para a entrega de 20 novas viaturas adquiridas com recursos do gabinete da Intervenção Federal destinadas ao Serviço de Operações Especiais/Grupamento de Serviço de Escolta (SOE/GSE) da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).

 

A frota chega como um importante auxílio às rotinas diárias de transferências e transporte de presos nas 51 unidades prisionais do estado. O secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel PM Alexandre Azevedo de Jesus iniciou o evento agradecendo aos inspetores penitenciários e ao governador. Ele enfatizou o significado do gesto do chefe do Executivo em reconhecer a complexidade e importância da função do inspetor penitenciário como trabalho essencial prestado à sociedade fluminense.

Azevedo agradeceu o reconhecimento do governador através do RAS dos inspetores penitenciários. Outro gesto do governador de valorização da categoria foi a reorganização interna de verbas que resultou no aumento da gratificação de funções dos inspetores penitenciários, conforme a divisão das unidades prisionais em três níveis: alta, média e baixa complexidade.

 

“Não é aceitável um diretor de unidade prisional ganhar 1300 reais para gerir uma casa com 4 mil internos e com o nosso grau de complexidade no serviço diário. E graças ao nosso governador essa realidade será modificada. Num patamar justo”, ressaltou Azevedo.

 

Foto: Isap Elisete Henriques/Diretora de Comunicação SindSistema Penal RJ

 

“Sozinho não faço nada. Nós seremos o resultado de um trabalho coletivo. Espero sempre trazer boas notícias, mas as notícias difíceis unem. Nós vamos viver uma história e vamos fazer história em nome do governo do Estado”, finalizou Azevedo.

 

 

VESTINDO A CAMISA

Foto: Isap Elisete Henriques/Diretora de Comunicação SindSistema Penal RJ

 

Na solenidade, o governador Wilson Witzel recebeu de presente um colete e uma camisa do Grupamento SOE/GSE. “Minha homenagem ao brilhante trabalho que os senhores e as senhoras desempenham com os parcos recursos e com todas as dificuldades. Mas, dias melhores virão. A trajetória apenas começou”, disse o governador. 

 

O vice-governador Claudio Castro também recebeu colete da Seap de presente.

 

Wilson Witzel devolveu as homenagens falando diretamente aos inspetores penitenciários. “Os senhores e as senhoras da Administração Penitenciária também estão incluídos na mesma percepção de que todos fazemos parte de um grande sistema que deve ser preservado e valorizado”, disse o governador. 

 

Ao anunciar o aumento das gratificações (com remanejamento de verbas que em alguns casos chegam a 285% de acréscimo), Wilson Witzel assegurou a valorização das funções desempenhadas pelos diretores, subdiretores, chefe de segurança e disciplina, chefe de turma de inspetores que atuam nas unidades prisionais do estado do Rio de Janeiro.

 

"O gestor de uma unidade de alta complexidade passou de uma gratificação de 1300 reais para 5 mil reais. Durante a campanha muito se falou em privatização do Sistema Penitenciário, se falou que eu não iria prestigiar a Administração Penitenciária, tudo mentira, Fake News. Estamos sim trabalhando para prestigiar todas as nossas unidades do Sistema Penitenciário", reiterou Witzel.

 


Foto: Magalhães Jr/Photopress

 

Emerson Paiva, coordenador das Unidades Prisionais do Complexo de Gericinó, agradeceu ao governador pela demonstração de que só há uma saída: o respeito às leis e à ordem. "Cada um de nós, inspetores penitenciários tem forjado, desde o início da carreira, que nossa missão é a manutenção dessa ordem no interior do cárcere. Pois, somos a representação ativa do Estado. O inspetor penitenciário que exerce seu labor dia-a-dia tem sim orgulho de sua função. Não há duvidas que o controle da criminalidade dentro dos presídios resulta claramente numa sociedade mais segura e um estado muito melhor para todos nós. Esse reconhecimento de nossa categoria advindo de vossa excelência nos fortalece muito mais", reiterou Paiva.

 

"Não há duvidas que o controle da criminalidade dentro dos presídios resulta claramente numa sociedade mais segura e um estado muito melhor para todos nós". (Emerson Paiva, coordenador das unidades prisionais do Complexo de Gericinó)

 

O inspetor penitenciário que exerce seu labor dia-a-dia tem sim orgulho de sua função.        

Foto: Magalhães Jr/Photopress

 

"Com a crise avassaladora que atingiu nosso estado, em passado recente, por muitas vezes nos vimos às escuras como se não existisse a classe que mantém mais de 50 mil pessoas presas sob o controle efetivo estatal. A partir de janeiro do corrente ano passamos para uma nova fase na Seap e não poderíamos deixar de agradecer ao nosso secretário coronel Alexandre Azevedo que tem nos apoiado dia-a-dia. Se hoje estamos num patamar de ascensão é justamente pela sua gestão. A tropa é o espelho de seu comandante", destacou Paiva e ressaltou que o gesto do governador nessa data demonstra um apoio imensurável que em gestões passadas jamais foi observado.

 

Entre outras autoridades, compareceram à solenidade no Ciesp, secretários de Estado; o deputado Rodrigo Amorim; deputado Alexandre Knoploch; deputado estadual Danniel Librelon; coronel do Exército Marcos Augusto Costa Bastos (secretário adjunto de Intervenção Federal); juiz corregedor da Vara de Execuções Penais, Bruno Monteiro Ruliêre; o coordenador do Nuspen Núcleo do Sistema Penitenciário da Defensoria Pública, Marlon Barcellos; coordenadores e diretores das unidades prisionais; o diretor do Degase, André Monteiro; o Promotor Público da VEP, André Guilherme de Freitas; Bruno Monteiro o Juiz Corregedor, Bruno Monteiro; o Delegado da 16ª DAC; a promotora pública Valéria Videira; coronel Angelote, coronel Figueiredo, desembargador Jaime Boent  presidente do Tribunal de Justiça (e presidente do Conselho de Segurança do Estado), diretores do SindSistema Penal RJ.

 

O deputado Rodrigo Amorim (PSL) conversa com diretores do Sindicato.

 

Os defensores públicos Leonardo Rosa Melo da Cunha (Subcoordenador NUSPEN) e Marlon Barcellos (Coordenador do Núcleo do Sistema Penitenciário-NUSPEN), com o presidente do Sindicato, Gutembergue de Oliveira e os diretores do SindSistema, Marcos Ferreira, Judison Bernardo e Odonclei Boechat.

 

 

 

O secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel PM Alexandre Azevedo de Jesus, cumprimenta o presidente do SindSistema Gutembergue de Oliveira e o diretor de Defesa de Classe Marcos Ferreira.

 

Fotos: Isap Elisete Henriques/Diretora de Comunicação SindSistema Penal RJ

 

Foto: Magalhães Jr/Photopress