SindSistema participará de Audiência Pública sobre verticalização de presídios

19/03/2019 18:51:09

A diretoria do SindSistema Penal recebeu nessa terça-feira (19) a visita dos defensores públicos Marlon Barcellos (Coordenador do Núcleo do Sistema Penitenciário-NUSPEN), Leonardo Rosa Melo da Cunha (Subcoordenador NUSPEN), e João Gustavo Dias, na sede do Sindicato, na Cinelândia, Rio de Janeiro.
O motivo da visita foi um convite para que os diretores do Sindicato participem da Audiência Pública que será realizada pela Defensoria Pública do Estado sob o tema “Verticalização de Presídios”. O evento tem data marcada para acontecer no próximo mês de abril e, entre outras presenças, vai contar com a participação da arquiteta Suzann Cordeiro, especializada em arquitetura penal e socioeducativa.

Sobre a política de governo que prevê a construção do primeiro presídio vertical no estado (com previsão de outros nove prédios até o final do mandato), sendo nove andares para abrigar inicialmente um efetivo carcerário de 3456 (três mil, quatrocentos e cinquenta e seis) presos, com banho de sol no terraço e quadra de esportes no térreo, a diretoria do sindicato identifica aspectos temerários no que diz respeito à segurança e operacionalização do trabalho dos inspetores penitenciários no cotidiano carcerário, de um projeto que mais parece ocultar o verdadeiro interesse, qual seja, entregar a parcela do sistema penitenciário que é "dócil ao trabalho", para a iniciativa privada.

Diante do déficit de inspetores penitenciários, do sucateamento das estruturas das unidades prisionais e hospitalares, tivesse o governo interesse em diminuir os problemas deveria fazer uma pauta para suprir tais demandas, ao invés de projeto que mais parece marketing político.

O objetivo da Audiência Pública é ouvir todos os atores envolvidos na execução da pena.

.