SindSistema prestigia transmissão de cargo ao Secretário de Estado de Polícia Civil RJ

04/01/2019 21:19:36

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Em cerimônia realizada na Cidade da Polícia, Zona Norte da cidade, na quinta-feira (3), com um auditório lotado de policiais civis, militares, inspetores do Sistema Penitenciário e diversas autoridades, o Governador do Estado Wilson Witzel participou da transmissão de cargo do chefe de Polícia Civil, delegado Rivaldo Barbosa, para o Secretário de Estado de Polícia Civil delegado Marcus Vinícius Braga. Também foram empossados os novos subsecretários de Polícia Civil Giselle Lima; Fábio Barucke e Fábio Amaral.

Rivaldo Barbosa destacou a importância que o novo governo, tanto Federal quanto Estadual têm demonstrado ao assunto Segurança Pública. “Mais do que isso. Diferente das propostas anteriores o que se propõe agora é uma política pública que resgata a dignidade dos agentes de segurança pública, que se arriscam diariamente enfrentando a criminalidade do nosso Estado, do nosso país”, asseverou.

Com 32 anos de serviço público, o delegado Rivaldo Barbosa está há 17 anos na Polícia Civil onde já exerceu várias funções. “Construí meu nome e minha reputação”, frisou o ex-chefe de Polícia Civil. “Nas investigações que estavam sob a minha responsabilidade, não tolerei injustiça. Nunca inverti a ordem constitucional. Primeiro buscamos os indícios suficientes de autoria e de materialidade, e depois apresentamos a toda sociedade. Essa é a regra. Essa é a técnica correta de investigar”, declarou Rivaldo ao ressaltar que “a inversão dessa regra afronta o estado democrático de direito, além de fragilizar as instituições”.

Antes de finalizar seu discurso Rivaldo desabafou: “Quem trabalha dentro da ética do compromisso público e da verdade não se socorre do expediente de assassinar reputações, seja de agentes públicos e muito menos de nossas famílias”.

Rivaldo Barbosa foi convidado pelo então Secretário de Segurança Pública general Richard Nunes, em março de 2018, para chefiar a Polícia Civil durante a intervenção Federal na Segurança Pública do Estado do Rio. No discurso de transmissão de cargo, Rivaldo Barbosa fez questão de agradecer a todos os colegas de profissão, delegados, inspetores, peritos, assessores, e “ao seu Teixeira, que nos serve aquele café com todo o carinho”. Rivaldo destacou o sentimento de gratidão a todos os amigos e fez um agradecimento especial à esposa Érica, aos filhos Letícia e Lucas, e aos pais Rivaldo e Iolanda.

Sobre a indicação do delegado Marcus Vinícius para o novo cargo de secretário de Estado de Polícia Civil, Rivaldo definiu o colega como um homem determinado e um profissional de Polícia que é uma máquina de trabalho, e parabenizou o governador pela escolha. “Governador, o Doutor Marcos Vinícius conhece como poucos as equipes da Polícia Civil e a sua correspondente produtividade”, disse. Rivaldo desejou toda sorte de bênçãos ao secretário e se utilizou da letra da música de Jota Quest, “Dias Melhores”, para encerrar seu discurso. “’Vivemos esperando dias melhores, dias de paz, dias a mais, dias que não deixaremos para trás, dias melhores para sempre’, sucesso e paz. Que Deus nos proteja, e nunca esqueçamos: a verdade liberta”, alertou Rivaldo Barbosa.

Fotos e Texto: Ascom SindSistema Penal

Diretora de Comunicação Inspetora Penitenciária Elisete Henriques