Desarranchamento do SOE/GSE, mais uma vitória da atual diretoria do SindSistema

24/10/2018 15:13:37

Mais uma vitória da atual diretoria do SindSistema

Com o desarranchamento do SOE/GSE damos um importante passo rumo à dignidade na alimentação dos servidores penitenciários.

A interlocução pelo desarranchamento do SOE/GSE foi uma das primeiras pautas tratadas pela diretoria do SindSistema assim que assumiu a gestão do Sindicato, inclusive em reunião com o próprio governador do Estado, Luiz Fernando Pezão. Em 2 de fevereiro de 2016 a antiga reivindicação foi encaminhada ao então secretário de Administração Penitenciária que recebeu a recém empossada diretoria do Sindicato no gabinete da Seap. Com a mudança na pasta, logo nos primeiros dias da assunção do delegado David Anthony, foi necessário reiniciar o trabalho de articulação política visando o atendimento da reivindicação e a diretoria do Sindicato tornou a encaminhar o pedido do desarranchamento ao novo secretário da Administração Penitenciária através do Ofício SSSP-RJ N° 02/2018 de 25/01/2018, entre outras solicitações como o acautelamento das armas e a publicação das progressões de carreiras dos inspetores penitenciários.

Com boa vontade e empenho em atender as demandas apresentadas pela diretoria do Sindicato, David Anthony se prontificou em viabilizar junto à Secretaria de Fazenda o processo para liberação do auxílio refeição para os inspetores do Grupamento SOE/GSE. O processo teve início em 2015 e estava arquivado. A constante articulação política realizada pela atual diretoria do sindicato foi responsável pela continuidade do processo.

Numa das reuniões, o presidente Gutembergue explicou ao secretário David Anthony que o servidor do SOE/GSE não consome a refeição a ele destinada, uma vez que trabalha em trânsito, fato que por si só já justificaria o desarranchamento. Os servidores do SOE/GSE são responsáveis pelo transporte de detentos em todo o estado. São eles, por exemplo, que fazem a escolta e condução dos internos para audiências nos fóruns e apresentações externas a Hospitais da rede pública de saúde.

Desde que assumiu a gestão do sindicato em 2016 a atual diretoria vem lutando pelas mudanças no fornecimento da alimentação dos servidores, entre outras demandas antigas. As vitórias alcançadas a partir da articulação contínua dos diretores do SindSistema é a coroação do trabalho de representação de toda a categoria. Desse modo reiteramos nosso agradecimento a todos os personagens que participaram de mais essa vitória dos inspetores penitenciários.