Image

Mães inspetoras são homenageadas por alunos da Creche Tuta Massot

12/05/2018 21:30:57  

Na manhã da sexta-feira (11) a equipe da Creche Tuta Massot Kress, localizada no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, recebeu inspetoras penitenciárias para um coffee break comemorativo ao Dia das Mães. O evento aconteceu no auditório da Superintendência de Segurança da Secretária de Estado de Administração Penitenciária e reuniu as mães que tem filhos matriculados na Creche. A programação preparada e ensaiada pela equipe da Creche contou com a exibição de vídeos que esbanjaram fofurices onde os filhos homenagearam suas mães com declarações de amor, danças e canções.

 

 

 

A subsecretária de Gestão Estratégica Juliana Vicente participou do evento e exaltou o papel das mães. “Esse é um dom sublime que Deus deu, que é o de amar incondicionalmente”, destacou. Ela agradeceu à equipe da Creche e deixou um versículo para reflexão das mães. “Provérbios 22:6 diz: ensina o seu filho o caminho que deve andar, e quando for velho não se desviará dele”,  externou Juliana e reiterou seu prazer em participar da comemoração e rever as companheiras de trabalho.

A Superintendente de Recursos Humanos Patrícia Freitas dos Santos também participou do evento. “Parabenizo todas as mãe e à atual gestão pelo serviço de excelência que vem sendo realizado”, disse Patrícia.

 


A CRECHE

Criada em 06 de maio de 2010 sob a denominação de Janete Rocha Medeiros e inaugurada em 05 de setembro de 2012, para atender os filhos dos servidores penitenciários com idade de 9 meses até 3 anos e 11 (onze) meses, a Creche passou a ser denominada Tuta Massot Kress conforme DOERJ de 21 de março de 2013, em homenagem à servidora pública que dedicou sua vida integralmente ao trabalho penitenciário. A nutricionista Tuta, como era carinhosamente conhecida, faleceu em 2012 e foi muito querida por todos que a conheceram, considerada como uma pessoa muito humana e engajada no que fazia.

Com funcionamento no horário das 7h às 17h., e uma estrutura capaz de atender 50 crianças, atualmente a Creche atende 30 alunos filhos e filhas de inspetoras e inspetores penitenciários. A fila de espera para matrícula na instituição passa de 70 servidores que aguardam uma vaga para seus filhos. O prédio é dotado de salas de aula, Berçário, Fraldário, Lactário que funciona para esterilização de mamadeiras e chupetas, além de ser um local especial para a manipulação de leite e seus derivados. As crianças tem também chuveirão ao ar livre; Parquinho e Brinquedoteca. Recentemente foi inaugurada uma sala destinada à psicomotricidade dos pequenos.

Climatizadas e com piso emborrachado, todas as salas são monitoradas por câmeras com exceção do fraldário e do banheiro. Tanto no refeitório, com mesas e cadeiras especialmente adaptadas para as crianças, quanto na cozinha, dispensa e demais ambientes da Creche, o esmero com a higiene salta aos olhos. Os filhos dos servidores tem quatro refeições por dia e dois banhos.  Cada aluno tem seu material de higiene pessoal identificado e no cardápio semanal o esmero se repete. A nutrição recebe atenção toda especial e cada detalhe é informado aos pais para que acompanhem a alimentação e o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social de seus filhos.

A equipe de trabalho é composta por inspetores penitenciários e servidoras contratadas como coordenadora pedagógica, recreadoras, professoras, nutricionistas, cozinheiras, lactarístas e auxiliar de serviços gerais. “Gostaríamos de atender um número maior de crianças. O objetivo aqui é proporcionar um ambiente de excelência para os filhos dos inspetores penitenciários”, destacou Aline Couto, inspetora penitenciária diretora da Creche Tuta Massot Kress. Um processo licitatório para a expansão da Creche já foi aberto.

 

 

 

 

 

Por Elisete Henriques

Ascom/SindSistema Penal RJ