Paulo Ferreira CHACRINHA

06/04/2018 17:28:46

Inspetor penitenciário Paulo Ferreira CHACRINHA

O companheiro CHACRINHA, e militante no Sistema Penal do Rio de Janeiro há mais de 32 anos, participou efetivamente de todas as lutas e avanços da categoria. E precursor de duas PECs da POLÍCIA PENAL, a PEC 219/2000, homologada pelo saudoso deputado coronel Garcia (RJ), falecido no segundo ano de mandato e a PEC 308/2004, homologada pelo deputado Newton Lima (SP), numa parceria com o Sindicato de São Paulo. Como foi também um dos articuladores da POLÍCIA PENAL, diretriz mais votada entre 70 diretrizes de outros segmentos na CONSEG (Conferência Nacional de Segurança Publica), realizada em 2009.
Como representante, mobilizou a categoria para impedir uma votação na ALERJ, um CÓDIGO DISCIPLINAR mais rigoroso do que da polícia militar e bombeiros enviado pelo casal Garotinho. Também trabalhou para retirar de dentro dos presídios a COOPM (Cooperativa de Polícias Militares ) que era um dos CAIXA 2 dos governos Garotinho/Rosinha, e ainda a retirada de centenas de polícias militares desviados de função que usurparam a função do INSPETOR PENITENCIÁRIO.
O ISAP CHACRINHA, também comprou a briga dos concursados SEAP 2003, por entender que a convocação de apenas 200 homens e 50 mulheres no edital do concurso era apenas uma "CORTINA DE FUMAÇA", para camuflar a COOPM. Fato esse que gerou preterição e permitiu uma AÇÃO CIVIL PÚBLICA, que até 14 anos após vem obrigando o governo a convocar os aprovados em ordem cronológica de classificação.
CHACRINHA, tem um extenso histórico de lutas desde o extinto DESIPE e na SEAP, mas agora quer continuar olhando para frente e ser o legítimo e compromissado representante da categoria na Câmara Federal. Isso dependerá da participação da categoria, principalmente daqueles que conhecem bem a sua trajetória no Sistema Penal do Rio, participando e votando na PRÉVIA que será realizada nos dias 24, 25, 26 e 27 de abril quando serão escolhidos dois pré-candidatos ESTADUAL e FEDERAL.

QUEM SEMPRE LUTOU, CONTINUARÁ LUTANDO!!!

(Texto e Foto encaminhados pelo pré-candidato)

Pensando na representação dos servidores penitenciários nas Casas Legislativas, o Sindicato dos Servidores do Sistema Penal do Rio de Janeiro realizará consulta (prévia) à categoria para a escolha entre os pré-candidatos (inspetores penitenciários) para o processo eleitoral de 2018. A atual diretoria do Sindicato vem trabalhando há pouco mais de dois anos na organização da instituição sindical, no saneamento das dívidas herdadas, na solução de pendências administrativas, trabalhistas, jurídicas e fiscais, bem como na construção de uma identidade forte e respeitável de nossa categoria também para um público externo, com equilíbrio e maturidade. É justamente esse ponto de equilíbrio e maturidade dos companheiros que estão à frente do nosso Sindicato que nos leva a conclamar a categoria a participar da consulta que será realizada nos dias 8, 9, 10 e 11 de maio, quando serão escolhidos dois pré-candidatos ESTADUAL e FEDERAL de nossa categoria com a finalidade de fortalecer nossas lutas em instâncias que envolvem outros ambientes além do carcerário.

Nesse sentido, apresentamos os pré-candidatos inscritos para essa prévia. Você é fundamental para a construção de nossa representatividade também nas Câmaras Federal e Estadual. Escolhamos entre os nossos. Participe! A hora é de somar e não dividir, ninguém faz nada sozinho!

Obs.: O SindSistema esclarece que a mudança na data da consulta à categoria se deu em razão de adequações face a mudança de comando da pasta da Seap, uma vez que tornou-se necessário reagendar e rediscutir a dinâmica da prévia com os novos gestores. Esclarecemos ainda que tal organização é reflexo da nova forma de fazer sindicalismo da atual diretoria do Sindicato, com diálogo e estreitamento de relações institucionais.