Demandas encaminhadas pelo Sindicato são atendidas pela Seap

29/03/2018 17:25:27

A diretoria do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal do Rio esteve reunida com o secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), delegado David Anthony Gonçalves Alves, em seu gabinete na Central do Brasil, às 19 horas da quarta-feira (21). Em menos de dois meses no cargo, David Anthony já atendeu importantes demandas da classe e vem demonstrando empenho em resolver os problemas apresentados pelo Sindicato da categoria. A diretoria do SindSistema Penal deixa claro que não tem nenhum problema em reconhecer o trabalho que vem sendo executado pela nova gestão da Seap que acena com mudanças significativas.

Durante o encontro, que durou quase duas horas, o secretário Anthony frisou o respeito que possui pelo Sindicato, pela categoria de inspetores penitenciários e no atendimento das questões apresentadas. Na reunião foram atualizadas as ações e projetos relativos à pauta levada pelo SindSistema ao secretário no final do mês de janeiro. O Sindicato reivindicou o acautelamento das armas para todos os inspetores penitenciários, a agilização no processo de promoção de classe dos servidores, o desarranchamento do SOE/GSE, o transporte para locomoção dos servidores lotados nas regiões Norte, Noroeste e Sul Fluminense do estado; uma solução para o Plano de Cargo de Salários dos Isaps e também dos servidores da área técnica; a confecção de distintivo oficial para a categoria, e a possibilidade de mudança na escala de plantão dos servidores de 24x72 para 24x96.

Essas reivindicações foram tratadas também com o governador Luiz Fernando Pezão, bem como, em reuniões com o subsecretário Geral da Seap delegado Sergio Simões Caldas, com o subsecretário de Gestão Operacional Rodolpho Laterça Almeida, com o subsecretário de Infraestrutura Carlos Augusto Ribeiro Dantas, com a subsecretária de Gestão Estratégica Juliana Freitas Vicente, e com o chefe de Gabinete Renato Freixo Azevedo, e todos se mostraram engajados em resolver os problemas apresentados.

Quanto ao acautelamento das armas, o secretário David Anthony editou a Resolução Seap n°. 691 de 19/02/2018 a fim de disciplinar os critérios e incluiu coletes e munição na distribuição; quanto à promoção de classe dos servidores, a Seap realizou o processo; quanto ao desarranchamento do SOE/GSE o processo está tramitando na Seap e muito próximo de se resolver; quanto ao Plano de Carreira, Cargos e Remuneração, David Anthony outorgou autonomia à subsecretária de Gestão Estratégica, a inspetora penitenciária Juliana Freitas Vicente para criar grupo de trabalho e apresentar projeto; também tratou a questão diretamente com o governador em relação ao corpo técnico da Seap; sobre a confecção dos distintivos o secretário informou que o processo de compra já está pronto.

“Há uma Resolução que cria o símbolo da Secretaria, mas não o distintivo. O processo está para ser regulamentado”, informou o secretário David Anthony que prentende fazê-lo por Decreto. Ele disse também que pretende baixar Resolução para a edição de número de série nos distintivos, para que também os servidores aposentados possam obter a insígnia honorífica juntamente com a carteira de inspetor penitenciário aposentado. Já em relação à avaliação de mudança da escala, David Anthony disse que no momento não há viabilidade. “Estamos sob intervenção no Estado, não pode gerar nada que onere. Mas, esse é o melhor momento para planejar”, ponderou.

Na reunião do dia 21 de março, a diretoria do Sindicato perguntou sobre as providências que estariam sendo tomadas pela Seap em relação ao transporte dos inspetores penitenciários lotados em Campos e em outras regiões mais distantes. O SindSistema havia reivindicado uma solução para a aquisição de viaturas ou reativação de veículos que estão parados na garagem da Seap. O secretário David Antony, e também o subsecretário de Infraestrutura Carlos Augusto Ribeiro Dantas que participou da reunião, informaram que as tratativas estão avançando. “A Fetranspor quer doar dois ônibus, mas seria melhor o cartão de vale transporte, isso seria mais confortável”, defendeu David Anthony. “O Sindicato me trouxe a demanda e buscaremos junto ao Detro uma solução”.

Em reunião com o subsecretário Geral da Seap delegado Sergio Simões Caldas

Da esquerda para a direita, Gutembergue de Oliveira, o chefe de Gabinete delegado Renato Freixo Azevedo, Marcos Ferreira de Lima e Onildo José Pereira Filho

Reunião no gabinete do subsecretário de Gestão Operacional Rodolpho Laterça Almeida, com o inspetor penitenciário Pedro Cruz e diretores do SindSistema para tratar da confecção do distintivo dos isaps.

Da esquerda para a direita. o presidente do SindSistema Gutembergue de Oliveira, a subsecretária de Gestão Estratégica Juliana Freitas Vicente e os diretores sindicais Marcos Ferreira de Lima e Odonclei Boechat.

A diretoria do SindSistema reunida com o secretário de Administração Penitenciária, Delegado David Anthony e o subsecretário de Infraestrutura Carlos Augusto Ribeiro Dantas.

Cerimônia de entrega simbólica de armamentos para inspetores penitenciários no dia 7 de março, no Centro de Instrução Especializada (Ciesp).

SINDSISTEMA VAI AO DETRO

Parcerias e diálogo entre as instituições é um dos diferenciais da atual diretoria do SindSistema.

No gabinete do vice-presidente do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro).

Em visita à sede da DETRO, na terça-feira (27), diretores do Sindicato estiveram com o vice-presidente da instituição, Olívio Carlos Souza Soares, para conversar sobre a sugestão do secretário David Anthony na realização de convênio que possibilite a gratuidade de passagem, nas empresas que fazem o transporte intermunicipal, aos servidores que trabalham em Campos, Itaperuna, Resende e Volta Redonda.

Desde que se encerrou o contrato com uma empresa de Vans que transportava os inspetores penitenciários às unidades prisionais da região Norte, Noroeste e Sul Fluminense do estado, esses servidores enfrentam uma dura rotina para chegar ao local de trabalho. O vice-presidente do Detro informou que já estuda a viabilidade apresentada pelo secretário da Seap e reiterada pelo SindSistema.

RECONHECIMENTO

Com um efetivo carcerário de mais de 51 mil presos, o Sistema Penitenciário sofre com a superlotação das unidades prisionais, problemas estruturantes, atraso de pagamentos como o RAS e 13° salário, efetivo funcional insuficiente para as tarefas demandadas nos presídios, penitenciárias, cadeias públicas e hospitais penais. Em reunião com a diretoria do SindSistema, o secretário da Seap David Anthony afirmou que está disposto a enfrentar todos os problemas da pasta. “Meu compromisso é com a transparência”, disse. “Quando eu peço um jogo democrático à representação da classe é porque vocês são meus fiscais. É de vocês que vou ouvir o que está havendo na ponta, porque eu não consigo ver tudo”, avaliou David Anthony que classifica como importante o relacionamento institucional com o Sindicato da categoria.

CONSULTA À CATEGORIA

Sobre a consulta à categoria, operacionalizada pelo Sindicato para a escolha de pré-candidatos inscritos entre os inspetores penitenciários e que concorrerão à eleição nas Casas Legislativas, David Anthony ficou de analisar com calma. “Vou consultar se tem algum impedimento legal por ser quase uma pesquisa eleitoral”, avaliou. A consulta para definir os candidatos da categoria terá data definida de acordo com as regras estabelecidas. Posteriormente serão informados os locais onde serão disponibilizadas as urnas para a consulta.