Acautelamento de armas: Reivindicação atendida

07/03/2018 23:59:53

Ofício encaminhado em 05 de setembro de 2016 ao então secretário Erir Ribeiro.

Nesta quarta-feira (7), uma antiga reivindicação dos Inspetores de Segurança e Administração  Penitenciária começou a ser atendida. Numa cerimônia simbólica que aconteceu no Centro de Instrução Especializada (Ciesp), no Complexo Penitenciário de Gericinó, três inspetores receberam a cautela de pistolas calibre ponto 40 adquiridas pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

O acautelamento das armas é uma pauta antiga que já vinha sendo apresentada pela atual diretoria do SindSistema à Administração da Seap, desde o início da gestão, em 2016. A reivindicação, apresentada ao antigo secretário, foi também assunto de pauta no primeiro dia da assunção do novo secretário da Seap, delegado David Anthony, em reunião com a diretoria do Sindicato, quando novamente o pedido foi oficiado. Os critérios para o acautelamento das armas foram definidos pela Seap e a distribuição começou pelos inspetores do Serviço de Operações Especiais/Grupamento de Serviço de Escolta (SOE/GSE); Grupamento de Portaria Unificada (GPU) e Grupamento de Intervenção Tática (GIT).

O superintendente de Segurança, inspetor penitenciário Leonam Leão disse que todos os inspetores receberão as armas. Os pedidos devem ser encaminhados ao subsecretário de Gestão Operacional, Rodolpho Laterça Almeida e passarão por todo um trâmite como a pesquisa social e situação funcional até a entrega das armas. “Os pedidos já podem ser encaminhados”, disse Leonam.

Durante o encontro com a diretoria do Sindicato, no gabinete, o secretário David Anthony  foi bastante receptivo e sensível ao desejo da categoria, bem como os subsecretários, delegado Sergio Simões Caldas, Rodolpho Laterça Ameida, Juliana Freitas Vicente e o chefe de gabinete Renato Freixo Azevedo, que em reuniões com a diretoria do SindSistema mostraram-se todos favoráveis. Nesse sentido, registramos aqui o nosso muito obrigado ao atual secretário de Administração Penitenciária, delegado David Anthony, e todo seu Staff por atender em tempo tão breve a demanda levada pelo SindSistema, demonstrando respeito e cuidado com a vida do servidor penitenciário.