SINDICATO DOS SERVIDORES DO SISTEMA PENAL OCUPA CADEIRA NA CONSPERJ

02/02/2018 14:19:11

Pela primeira vez a instituição sindical de defesa dos servidores penitenciários participa do Conselho de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (Consperj). O presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal do Estado do Rio de Janeiro, inspetor penitenciário Gutembergue de Oliveira foi eleito como um dos novos conselheiros representantes de entidades da sociedade civil e de trabalhadores da área de Segurança Pública. Também o vice-presidente João Raimundo do Nascimento foi eleito conselheiro para o Biênio 2018/2019. A iniciativa da atual diretoria do Sindicato em fazer parte da Consperj justifica-se pela importância da melhoria nas relações institucionais como forma de promover avanços na área de Segurança Púbica, também sob o entendimento de que a responsabilidade pelo êxito na persecução penal depende de esforços que inclui tanto a sociedade civil quanto as instituições.

A inclusão da representação da categoria de inspetores penitenciários na Consperj objetiva a continuidade no processo de estreitamento de relações institucionais implementadas pela atual diretoria do Sindicato, com vistas a divulgação da importância da atividade exercida pelos servidores penitenciários e construção de identidade, parte do novo momento sindical vivido pela classe.

“Nós somos o final da linha da persecução penal, estamos aqui nos solidarizando, buscando soluções. Queremos dar nossa contribuição porque muitas coisas que acontecem na Segurança Pública (aqui fora), nós sabemos com alguma antecedência”, destacou Gutembergue de Oliveira referindo-se à relação de convivência com a criminalidade, inerente à atividade dos agentes penitenciários nas unidades prisionais.

Durante a cerimônia, o coronel Bombeiro Militar Márcio de Souza Magalhães fez uma explanação sobre o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o Gabinete de Gestão de Crise e demais estrutura que reúne forças de segurança municipais, estaduais e federais.

A subsecretária de Educação, Valorização e Prevenção (Seseg), delegada de Polícia Federal Helena de Rezende, prestou as boas vindas aos 12 novos membros do Consperj. À mesa também estiveram os membros da Comissão Eleitoral: Emmanuel Antônio R. M. Caldas (ISP); Lídia Celina dos Santos (AMAPOL) e João Luiz Pereira Rodrigues (SindDegase). A posse dos conselheiros do 2° Processo Eleitoral da Consperj aconteceu na terça-feira, 30 de janeiro de 2018, no auditório da sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública, no Centro do Rio. Presidente e vice do SindSistema Penal atuarão no Grupo Temático de Estudos, Acompanhamento e Avaliação das Políticas de Segurança Pública. Dotado de caráter permanente, o grupo tem o objetivo de auxiliar a Secretaria de Estado de Segurança com estudos técnicos especialmente voltados ao aperfeiçoamento e implantação do Plano Estadual de Segurança Pública, além de criar e reunir as políticas públicas relacionadas à letalidade e violência.

UM ADENDO DIDÁTICO

Fundada em 24 de fevereiro de 1957 com o objetivo de defender os direitos dos servidores públicos com atuação no Sistema Prisional, a instituição recebeu a nomenclatura de “Casa do Guarda”, numa época em que os servidores se encontravam na esfera Federal. Em 1967, a Casa do Guarda foi transformada em Associação dos Servidores do Sistema Penal, pelo então presidente Paulo de Leão, com os servidores já sob a esfera Estadual. Em 1988, a associação passou a denominar-se Sindicato dos Servidores da Secretaria de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Tal nomenclatura consta na inscrição do CNPJ da entidade sindical, realizada à época em que esteve ligada àquela Secretaria de Estado. Finalmente, foi sob a gestão da atual diretoria que o sindicato conquistou sua Carta Sindical, publicada no Diário Oficial da União de 10 de fevereiro de 2017 como representação da categoria dos inspetores penitenciários na base territorial do Estado do Rio de Janeiro.

Veja mais em http://www.sindsistema.com.br/videos/195/616