SindSistema homenageia servidor por relevantes serviços prestados

02/01/2018 22:51:58

Na última quarta-feira de dezembro (27), como de costume a Banda 69 reuniu no Clube Social no Fonseca, em Niterói, amigos inspetores penitenciários aposentados e ativos. Mas essa confraternização teve um tom mais especial, é que por sugestão do companheiro Josias Bello ao diretor de Assuntos do Inativo do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal do Estado do Rio de Janeiro (SindSistema-RJ), inspetor Onildo José Pereira Filho, o Sindicato prestou homenagem ao Inspetor de Segurança e Administração Penitenciária (Isap) de 1ª Classe Itamar Engel de Almeida, matrícula 181, com a entrega de Menção Honrosa.

A diretoria do Sindicato dedicou Menção Honrosa ao Isap Itamar como singela homenagem pelos relevantes serviços de Segurança Pública prestados à sociedade fluminense e população como um todo, durante mais de três décadas em que trabalhou no Sistema Penal do Estado do Rio de Janeiro, onde com incansável disposição e dedicação cumpriu todas as tarefas a ele confiadas fazendo bom trato da coisa pública, tratando com honestidade, seriedade, urbanismo e companheirismo, seus pares, superiores hierárquicos e demais pessoas envolvidas na tarefa de custodiar apenados.

O companheiro Itamar iniciou carreira no Sistema Penal em 31 de julho de 1985 e se aposentou em 05 de dezembro de 2017. Ele teve a primeira lotação na Portaria Central da antiga Frei Caneca, de lá trabalhou na Turma do Presídio Evaristo de Moraes (Galpão da Quinta da Boa Vista), depois na Penitenciária Vieira Ferreira Neto onde permaneceu até ser transferido para o Patronato Magarino Torres (1989) para exercer (a convite) a função de Chefe de Serviço de Administração. Entre as várias funções que assumiu no Sistema Penitenciário Itamar foi diretor da Penitenciária Vieira Ferreira Neto, em Niterói; Diretor da Cadeia Pública Helio Gomes, em Magé; Diretor do Instituto Edgard Costa, em Niterói; e Diretor do Instituto Penal Francisco Spargolli Rocha, unidade que permaneceu até a sua aposentadoria.

Formado em Administração; formado em Direito; Pós-graduado em Administração Hospitalar pela UFE; Pós-graduado em Justiça e Segurança Publica pela UFE; Pós-graduado pela UERJ em curso ministrado para diretor e gestor de unidades prisionais feito na Escola de Gestão Penitenciária, Itamar Engel acumula currículo de excelentes serviços prestados, e excelente histórico no sistema.

“Achei justo prestar essa homenagem por todos os anos de serviço do companheiro Itamar Engel. Ele é exemplo para todos nós”, orgulha-se o amigo também inspetor penitenciário Josias Bello de quem partiu a sugestão ao Sindicato pela homenagem.

“Agradeço a Diretoria do SindSistema pela singela homenagem. Essa diretoria está de parabéns, é um marco nesses 60 anos, um divisor de águas entre todas as direções que passaram pelo nosso Sindicato”, afirma Josias.

Ao falar sobre a homenagem recebida Itamar agradece o reconhecimento. “Eu me orgulho muito de sempre ter sido convidado pra assumir alguma função sempre pelo reconhecimento do meu trabalho e sempre envolvendo pedidos de outros companheiros de trabalho. Graças a Deus todas as funções que eu assumi não teve nenhum pedido de cunho político, de pedido pessoal, mas sempre pelo reconhecimento dos companheiros de trabalho que me alçaram a assumir as funções. Fiquei muito satisfeito agora também, no encerramento da minha carreira com a minha aposentadoria, ter sido os companheiros que resolveram fazer essa homenagem com a presença do Sindicato, que pra mim me honrou muito, afinal de contas é um Sindicato ao qual eu recolho desde 1985 quando ingressei no Sistema, desconto com orgulho, com prazer, porque a categoria tem que ter a sua representação. Então eu fico muito satisfeito de no final da minha carreira também ter o reconhecimento dos colegas de trabalho, dos companheiros de luta do dia a dia e que conviveram comigo nessa luta e que resolveram prestar ao final da minha carreira essa homenagem”, alegra-se Itamar Engel.

“Desejamos sucesso nesse novo ciclo que se inicia em sua vida depois de merecida aposentadoria e rogamos ao Senhor Deus que lhe conceda muitas felicidades em seu novo caminho”, disse o presidente Gutembergue de Oliveira representando toda a diretoria do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal do Estado do Rio de Janeiro (SindSistema-RJ).