Comunicação de Assembleia Geral Extraordinária

05/12/2017 08:36:31

A diretoria do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal do Rio de Janeiro (SindSistema-RJ) informa à categoria que realizará Assembleia Geral Extraordinária no dia 18 de dezembro com indicação de paralisação dos inspetores penitenciários do Estado.

Diante dos últimos acontecimentos envolvendo as negociações do empréstimo com o banco BNP Paribas e o improvável pagamento do 13° salário de 2016 e 2017, considerando que a data limite para pagamento do décimo terceiro salário é dia 20 de dezembro, essa diretoria não tolerará que a dívida do Estado com os inspetores penitenciários acumule.

Até aqui essa diretoria recorreu à diplomacia para tratar de questões inerentes à categoria, com paciência e tolerância entendendo as dificuldades alegadas pelo Governo do Estado. Mas, diante dos fatos é preciso que os atores principais desse enredo, tanto o Estado quanto a União, resolvam essa questão o mais rápido possível com solução desse problema, para não dizer tragédia.

Sabemos da importância dos inspetores penitenciários para o equilíbrio e a ordem dentro e fora das prisões, por manter controlado um universo de cerca de 50 mil detentos com alto grau de superlotação carcerária e precariedade das condições de trabalho. Sabemos também que uma crise no sistema penitenciário é algo que ninguém deseja. Entretanto, sujeitar esses trabalhadores que exercem atividade tão complexa, e extremamente desgastante, a um longo período de não recebimento do 13° salário de 2016 com a proximidade do vencimento do 13° salário de 2017, em expectativas de direitos não cumpridos, é ampliar o grau de estresse e de periculosidade impostas naturalmente pela atividade e agravadas pelas circunstâncias.

Em tempo próprio serão oficialmente notificados os órgãos competentes.