Audiência Pública discute a PEC 372/17

22/11/2017 02:12:27

O presidente do SindSistema, inspetor penitenciário Gutembergue de Oliveira participou da Audiência Pública em prol da PEC 372/2017, no Auditório Petrônio Portela, em Brasília, na tarde dessa terça-feira (21), juntamente com o Senador Paulo Paim, e os Deputados Jair Bolsonaro, Fábio Sabino, Lincoln Portela, e o presidente da Fenaspen Fernando Anunciação. Na oportunidade, Gutembergue falou sobre a importância da aprovação da PEC 372/17 que cria a Polícia Penal.

“Queremos estar no texto constitucional. Precisamos esclarecer para alguns deputados que não conhecem a nossa atividade que exercemos atividade de polícia. Precisamos desse reconhecimento, é a nossa certidão de nascimento. Não é questão de desejo de uma categoria, é necessidade de uma sociedade, necessidade de um país que só faz alavancar seus altos índices de criminalidade e jogam esses homens (presos) para homens (agentes penitenciários) sem reconhecimento profissional. Lutamos por melhores condições de trabalho, mas reconhecimento é o que faz você reconhecer-se profissional. Nós precisamos fazer nos reconhecer. Elucidar qual seja o papel do policial penal”, afirmou Gutembergue.

“Não há honra maior que representar a categoria dos Inspetores Penitenciários do Rio de Janeiro e toda a categoria em nível nacional, como diretor da Fenaspen”, disse Gutembergue. Para o presidente do SindSistema é questão de tempo para que a falha na constituinte de 88 seja corrigida e a categoria de agentes/inspetores penitenciários seja inserida de uma vez por todas no Art. 144 da Constituição Federal .
(Gutembergue de Oliveira, presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal do Rio de Janeiro).