Image

SindSistema e Fenaspen comemoram sucesso do Seminário Nacional

06/10/2017 15:02:12  

Dezenas de agentes e inspetores penitenciários de diferentes estados do Brasil, juntamente com representantes de instituições envolvidas na execução da pena, Vara de Execuções Penais, Ministério Público, Defensoria Pública, Seap, procuradores, advogados, psicólogos, médicos, assistentes sociais, delegados de polícia, policiais civis e militares, pesquisadores, acadêmicos e universitários participaram do 1° Seminário Nacional de Agentes Penitenciários realizado na quinta-feira (5), na Sala Mário Tavares anexa ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

 

Inédito o evento proporcionou a troca de experiências e informações precisas sobre o tema, abordado sob a perspectiva de quem vivencia o trabalho intramuros. A cada abordagem era nítida a sintonia entre palestrantes e público. Também, a certeza de que o reconhecimento e valorização da tarefa dos agentes penitenciários é um importante passo rumo às mudanças necessárias ao Sistema Penitenciário do país. 

 

O 1° Seminário Nacional de Agentes Penitenciários, sob o tema “O Papel do Agente Penitenciário e a realidade dentro e fora do cárcere”, foi uma realização do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal (SindSistema-RJ) e Federação Sindical Nacional dos Servidores Penitenciários (Fenaspen). O próximo seminário deve acontecer em Brasília. O presidente da Fenaspen, Fernando Anunciação comemorou a realização do seminário. “É preciso repassar esse material para o Brasil inteiro”, disse orgulhoso. 

 

Gutembergue de Oliveira reiterou que o foco da atual gestão é a categoria, mas que essa construção deve ser coletiva. Ele destacou que a depender da atual diretoria a categoria não irá representar um script que não seja escrito por ela mesma. “Eu não estou no comando de um bando. Estou no comando de uma tropa ordeira, responsável e ciente de suas responsabilidades nesse quadro perverso, caótico de Segurança Pública no estado do Rio de Janeiro”, O presidente do SindSistema enfatizou que é preciso política pública penitenciária que considere a natureza da atividade e a importância do papel dos agentes/inspetores penitenciários na execução da pena. 

 

Em breve estaremos compartilhando as palestras e todo o conteúdo discutido nos debates. Também um dossiê será encaminhado a todos os órgãos e instâncias fiscalizadoras, a partir do conteúdo apresentado no seminário dos agentes/inspetores penitenciários.

 

DO SENADO PARA O SEMINÁRIO

Uma comitiva de agentes penitenciários dos estados do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Piauí, Minas Gerais, Espírito Santo e Roraima, vieram de Brasília diretamente para participarem do 1° Seminário Nacional de Agentes Penitenciários, realizado na Sala Mário Tavares (anexa ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 

 

A comitiva de agentes penitenciários, todos diretores da Fenaspen, têm batalhado pela aprovação da PEC 14 no Senado Federal. O vice-presidente do SindSistema-RJ João Raimundo do Nascimento, e o diretor de Defesa de Classe Marcos Ferreira de Lima, permaneceram em Brasília onde cumpriram agenda junto aos senadores.

 

O Sindicato dos Servidores do Sistema Penal do Rio de Janeiro e a Federação Sindical Nacional de Servidores Penitenciários agradece a participação de todos que compareceram ao evento. Em especial aos nossos palestrantes Arlindo da Silva Lourenço (Doutor em Psicologia Social) vindo de São Paulo; Rosylane Nascimento das Mêrces Rocha (Médica especialista em Medicina do Trabalho) vinda de Brasília; Tania Dahmer (Doutora em Serviço Social); Vilobaldo Adelídio de Carvalho (Agente penitenciário, Mestre em Políticas Públicas) do Piauí; Reynier do Nascimento Jorge Cedro (Inspetor Penitenciário, Bacharel em Ciências Sociais); Sauler Antonio Sakalen (Subsecretário Adjunto de Gestão Operacional); Gabriela Tabet de Almeida (Coordenadora do CAO das Promotorias de Justiça de Execução Penal/Ministério Público do Rio de Janeiro); André Guilherme (Promotor da Vara de Execuções Penais); Fábio Amado (Defensor Público Coordenador do NUDEDH); Rivaldo Barbosa (Delegado de Polícia Civil, diretor da Divisão de Homicídios e Titular da DH Capital) e Anderson Sanches (Inspetor Penitenciário e jornalista).

 

Agradecimento especial também à organização do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nas pessoas do vice-presidente Ciro Pereira da Silva e da Coordenadora de Projetos Especiais, Arte e Educação Bruna de Carvalho. Também ao Procurador Geral do Estado Leonardo Espíndola e o Subprocurador da PGE Fernando Barbalho pela realização da solenidade de encerramento e homenagens no auditório Machado Guimarães, no edifício sede da PGE RJ.

Texto e Fotos: Inspetora Penitenciária Elisete Henriques
Ascom SindSistema-RJ