Diretores do SindSistema-RJ levam demandas da categoria ao TJRJ

29/07/2017 19:55:14

Reunidos com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Milton Fernandes de Souza, na tarde dessa terça-feira (25), a diretoria do sindicato e também os inspetores penitenciários Edmilson Gama Anastácio (Diretor do Departamento de Operações Especiais), André Luis Cítera dos Santos (Chefe do SOE/GSE), e Alexandre Baima Lúcio da Silva (diretor do Departamento de Manutenção), pontuaram os recorrentes problemas enfrentados no desempenho da atividade de apresentação de presos.

“Entendemos que muitos juízes, por estarem envolvidos em suas demandas, fazem uma interpretação às vezes equivocada do nosso esforço na prestação de atendimento adequado ao judiciário e às Varas Criminais”, disse o presidente do Sindicato, inspetor penitenciário Gutembergue de Oliveira. O esfacelamento da frota de viaturas e o quadro cada vez menor de servidores foram destacados como alguns dos empecilhos à satisfatória execução da tarefa.

O risco do transporte de presos, durante a madrugada, para apresentações a Fóruns e Varas Criminais também foi assunto na pauta. “O transporte de presos durante a madrugada aumenta os riscos para a vida dos companheiros”, destacou o presidente da entidade de defesa da classe. “Quanto à responsabilidade da busca, acautelamento e transporte de presos em fóruns distantes, é preciso alinhar com o judiciário uma visão que busque apaziguar essa falta de entendimento”, reivindicou.

“Muitas vezes não realizamos a tarefa. Não é por desobediência, não é desacato, não é prevaricação. É simplesmente falta de condições”, ponderou Gutembergue citando o problema ocorrido no ano passado entre uma juíza e um companheiro do SOE.