Diretoria SindSistema cobra solução para a suspensão dos descontos consignados

21/07/2020 23:01:04

A diretoria do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal RJ (SindSistema) encaminhou, na terça-feira (21), o OF. SSSP-RJ/N°. 21.2.07/2020, ao governador do Estado, Wilson Witzel, e OF. SSSP-RJ/N°. 21.07/2020 ao presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, em São Paulo, solicitando que seja aplicado, aos servidores ativos, aposentados, e pensionistas do Estado do Rio de Janeiro,  o mesmo procedimento utilizado junto à Prefeitura do Município, no sentido de tornar automática a suspensão por 120 (cento e vinte) dias, dos descontos consignados contratados junto às instituições financeiras.

O pedido tem como objetivo tornar efetiva a Lei nº. 8.842, de 21 de maio de 2020, que deu origem ao Decreto nº. 47.173, de 17 de julho de 2020, assinado pelo governador Wilson Witzel, como forma de possibilitar um alívio financeiro aos servidores estaduais ativos, aposentados, e pensionistas, em razão do impacto da crise econômica decorrente das medidas restritivas de combate ao novo coronavírus no Estado do Rio de Janeiro.

No entanto, apesar de sancionar e regulamentar o Decreto, o governador Wilson Witzel submete os servidores do Estado ao descaso quando não finaliza o trabalho de articulação para a efetividade do documento que assinou, deixando a cargo dos próprios servidores a tarefa de buscar a aplicação do Decreto, individualmente, junto às instituições financeiras, que até o presente momento desconhecem a medida e ignoram sua eficácia.

A situação, inconcebível, demonstra todo o descaso e desleixo como são tratadas as dificuldades dos servidores, em grande maioria de aposentados e pensionistas, que além de sofrer todas as agruras de um governo displicente com a saúde física, mental e financeira de seus trabalhadores, ainda têm que se virar para tornar as medidas estatais servíveis.

A diretoria do SindSistema acompanha a situação e cobra uma solução efetiva para a suspensão, pelo prazo de 120 dias, dos descontos consignados, conforme proposto pelo Decreto do governador.

Confira os Ofícios encaminhados: