SÉRIE DE CINCO VÍDEOS PARA REFLEXÃO

24/03/2020 12:41:52

Foto de capa: Elisete Henriques

EM SÉRIE DE CINCO VÍDEOS, o presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal do Estado do Rio de Janeiro (SindSistema), Gutembergue de Oliveira, faz apontamentos sobre a excepcionalidade do momento vivido no Sistema Penitenciário do Rio e sugere a flexibilização. Antes, porém, ele destaca que é preciso deixar claro que a intenção da mensagem é tão somente exercer o papel de representação legítima dos servidores penitenciários do Estado do Rio de Janeiro, protegê-los no exercício da profissão, da lida diária.

“Nós não podemos negligenciar no papel de representantes dessa categoria que já sofre por trabalhar onde trabalha. Para isso, continuaremos nos pautando por critérios que sempre buscamos ao representar a categoria. No respeito à categoria e às autoridades, na responsabilidade no trato de questões dessa natureza, com a seriedade que ela tem que ser tratada. (...) Não seremos nem subservientes, nem condescendentes com equívocos ou erros praticados pela Administração ou pelo Governo. Debateremos ponto-a-ponto essas questões para que vocês façam a reflexão e tirem suas conclusões”.

Gutembergue fala sobre o posicionamento em relação à restrição geral de visitas, à exceção de servidores e prestadores de serviços. "(...) Jamais faremos de um momento de dificuldade da Secretaria, dificuldades do Sistema Penitenciário, um meio de tumultuar o trabalho de quem quer que seja. Somos pessoas responsáveis, sempre nos pautamos por bom senso, construímos nossa carreira profissional com dedicação e responsabilidade, por isso que representamos a categoria. Gostaríamos que a Secretaria tivesse esse mesmo bom senso e essa mesma responsabilidade na tomada de decisões, que vão afetar a vida dos nossos servidores e, consequentemente, a vida da massa carcerária".

#VÍDEO1     Veja em https://www.youtube.com/watch?v=u4fAZleh5e4

#VÍDEO2     Veja em https://www.youtube.com/watch?v=0ZEUq0BZrxI